sábado, 9 de julho de 2011

EXALTAÇÃO DO IRMÃO JOSÉ EDILSON CORREIA SIQUEIRA.

MESTRE DE LOJA.

DIGNIDADES.

EMINENTES:

PODEROSOS IRMÃOS:

VENERÁVEIS IRMÃOS DE NOSSAS LOJAS CO-IRMÃS.

MESTRES INSTALADOS, OFICIAIS E RESPEITAVEIS MESTRES.

Fiquei alegre quando me disseram, vamos ao Templo da Loja da PAZ, lá há uma exaltação. Portanto meu Mestre de Loja, para mim foi à entrega da LUZ e o do Microfone. Não sou e nem tenho a pretensão de ser um Orador no cerne da Maçonaria, apenas costumo dar minha opinião sobre essa ou aquela ação, quando me pedem para falar. Então deixe que o resto eu faço. Porque fico feliz quando descubro que algum Irmão de talento começa a surgir e a enriquecer as colunas de nossas Lojas.

Portanto meus Irmãos o que eu vou fazer agora é dar minha humilde opinião pertinente ao Exaltando que está à frente dos meus olhos. Esse Maçom usufruiu de todas as benesses que o autoconhecimento proporciona aos seguidores, construiu incontáveis “pontes” por este Brasil. Ajudou a derrubar muros que separavam homens de bens e conquistou laços objetivos pelos caminhos por onde trilhou, e, respeitou e foi respeitado.

Assim sendo, parabenizo o Irmão EDILSON pela Exaltação que acaba de ser realizada neste Templo abençoado por Deus - O Grande Arquiteto do Universo.

Sinto que ele está no local adequado. Atingiu seu objetivo. Travou uma luta silenciosamente enfrentou tudo com coragem e forças mais diversas e alcançou o que queria de melhor para servir a nossa Fraternidade, a Pátria e Humanidade.

Todos que passaram por este caminho sabem perfeitamente o que é trilhar por uma senda estreita para chegar ao Paraíso Maçônico. Meu Irmão aqui alcançará a simpatia humana que desperta no coração dos verdadeiros Maçons, o Irmão sentirá e conhecerá o que é a Maçonaria. Sentimo-nos lisonjeados em assistir esta Exaltação completa e praticada em toda a parte do mundo.

Meu Irmão, aqui se tornará Pioneiro, embora recente e, não um Bandeirante.

Em falar em Bandeirante e Pioneiro. Peço licença para lembrar que há ainda, quem confunda Pioneiro com Bandeirante, já que ambos fazem do desbravamento sua atividade habitual. Entretanto, uma diferença enorme os distancia.

O Bandeirante descobre e passa a frente, sinaliza e avança. Finca um marco. Poda uma árvore. Faz um monte de pedras. É tudo que deixa como sinal, assim como o Profano que inicia e logo deixa a Loja, é tudo que deixa como sinal de sua passagem. Trata-se de uma imagem fugida, que brilha e desaparece.

Já o Pioneiro, é como o verdadeiro Irmão Maçom e amigo, é influenciado pela atração da Loja ou da terra. Descobri e fica. É um símbolo que se projeta através de um ânimo de permanência. A jornada é longa, é sempre mais longa. Ele semeia e espera pela colheita. Este Maçom és tu, meu Irmão Edilson...

Não deixa sinal de sua passagem, porque ele próprio a detém. E do seu rastro, que por algum tempo foi efêmero, brotam valores duradouros: povoados, que se transformam em Vilas, Vilas que se convertem em Cidades e, cidades que armam à estrutura de uma civilização.

Assim como este Irmão vem espargindo sua cultura no interior das Lojas Maçônicas do Extremo Norte Brasileiro. Aqui se vê a simpatia humana na fronte dos Maçons.

Vamos em frente meus Irmãos sob a Luz do Grande Arquiteto do Universo, que nos deu esta Terra como hospedagem provisória. E a oportunidade de neste Dia, me expressar na Loja da PAZ. Elevemos nossos pensamentos ao Altíssimo e roguemos para sempre aceitarmos suas decisões para o bem da Ordem e da Humanidade.

Boa Vista-RR, 21 de julho de 2010.

Irmão Manoel Norberto -33º

Mestre Instalado

Grande Preceptor Instalado do Priorado dos Cavaleiros Templários

Principal Instalado do Santo Arco Real

Grande Secretário de Orientação Ritualística do

Grande Oriente Estadual do Estado de Roraima.

Federado ao Grande Oriente do Brasil

Membro Efetivo da Loja 20 de Agosto nº 1.818

do Oriente de Boa Vista-RR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário