sábado, 9 de julho de 2011

PROCURANDO ENTENDER O QUE É DOGMA.

Compulsando o Léxico Vernáculo de Aurélio Buarque de Holanda, vamos encontrar deitada às páginas 488, o seguinte:

Dogma (Do grego) é um Substantivo Masculino, é o ponto fundamental e indiscutível duma doutrina religiosa, e, por extensão de qualquer doutrina ou sistema.

“Segundo o Dogma Calvinista, o homem perdeu, pelo pecado original, todas as forças do bem” – Oto Maria Carpeux, em a Obra Cinza do Purgatório, já por ela, a obra, definido como expressão legítima e necessária a existência da Fé.

O Dogmatismo é uma doutrina que afirma a existência de verdades certas e que se podem provar indiscutivelmente. Porém, pode ser uma atitude de afirmação ou de negação. Todavia, não podemos olvidar que foi o Cristianismo a base da Maçonaria. Pois, fomos buscar sua história na época de Matusael, que gerou Lameque e, este com Ada e Zilá, nos proporcionou várias sementes para o engrandecimento da Humanidade. Chegando ao tempo de Abraão, Isaac e Jacó, David, Salomão e, Jesus, o Salvador do mundo, atingindo a Idade Média e até nossos dias.

Dito isto, vamos falar para um melhor entendimento na hora de transmitir ou proferir qualquer palavra inerente ao DOGMATISMO. Vamos trabalhar sob à Luz do século 2, procurando transmitir o que aprendemos no passado , no presente para o aperfeiçoamento do futuro.

Uma vez que, o verdadeiro caminho para alcançar a vida só existe um, e, nome dele, é Deus – O Grande Arquiteto do Universo. Vamos à Fé, tão requerida em todos os Rituais de nossa Sublime Ordem Maçônica em prol da Humanidade.

Boa Vista-RR, 24 de julho de 2010.

Irmão Manoel Norberto-33º

Mestre Instalado

Preceptor Instalado do Capítulo dos Cavaleiros Templário

Nenhum comentário:

Postar um comentário