O Soberano Grão Mestre da Confederação
Maçônica do Brasil em Boa Vista-RR.
S a u d a ç õ e s.
Venerável Mestre – Irmãos 1º e 2º Vigilantes, Dignidades, Oficiais, Mestres, Companheiros e Aprendizes.
Tecer qualquer comentário pertinente a um visitante do naipe do Irmão Lourival Pedro Kaled, é muito difícil, ele é uma LUA que nos ilumina na HISTÓRIA da Sublime Ordem Maçônica no Brasil e no mundo. O nome Kaled faz parte da Tribo Corest que tem ilação direta com o líder Espiritual Maomé, aquele que mandou destruir as plantações de Acácia em determinada época na Região Oriental. Contudo, Kaled permaneceu recebendo o Ar das Acácias para seu pulmão e, para sua sobrevivência.
Há pouco tempo conheci este Soberano Grão Mestre Honorário da Confederação Maçônica do Brasil – que nos anos 1994/1995, exerceu o cargo mencionado, que é uma das razões que passamos a admirá-lo, não só como Maçom que é, sobretudo por sua crença no homem e na sua bondade humana, embora saibamos que é muito difícil acreditar no homem, porém, Kaled antes de qualquer ação certifica-se de tudo, eleva seu pensamento ao Altíssimo – O Grande Arquiteto do Universo, para resolver os problemas como vem resolvendo.
Este, atual Grão Mestre de Honra do Grande Oriente Independente do Estado do Paraná – aqui presente neste Templo Maçônico que nos lembra o Abençoado Gonçalves Dias, o Ludvicênce, porque não dizer o Maranhense: basta falar o seu nome em Maçonaria, Irmão Kaled, nossos corações irradiam.
Só nos restando intrinsecamente gritar: SALVE a MAÇONARIA. O Irmão Lourival Pedro Kaled. Exerceu todos os cargos na Maçonaria Simbólica– chegando a conhecer de perto e trabalhar junto com os saudosos Irmãos Moacyr Arbex Dinamarco, bem como com o Irmão Osmane Vieira de Resende, é uma dádiva para os maçons de hoje, está com contigo aqui. O Irmão Kaled Foi Membro Signatário da Organização e Administração da COMAB. Não vejo motivos para relembrarmos os acontecimentos.
Nossos agradecimentos pela sua visita, que ora realiza, neste Templo Maçônico; o que muito nos enobrece.
O trabalho que o Soberano Grão Mestre Honorário realizou por este Brasil – continente, em favor das famílias necessitadas de Civismo e Patriotismo no mundo de hoje, foi muito agradável para a Sublime Ordem Maçônica. Ficou mais do que patente que a Maçonaria impele, isto é, dá o impulso para frente ou para qualquer lugar ao Iniciado para conscientização de que deve se preocupar com o bem-estar da humanidade.
A Maçonaria prepara o cidadão, o chefe de família, enfim, o membro da Comunidade. Eis aí, trabalho do Irmão Kaled.
Haja vista que estamos descortinando, principalmente no Oriente Médio, em parte da África, e da Ásia, comportamentos estranhos, enquanto a Sociedade com a ética que lhe peculiar, procura identificar os fatos e, volvê-los àqueles, que possivelmente tenham capacidade de governar suas Pátrias e, rogando providências a Deus para viver mais um pouco.
Quantas Batalhas terão que vencer nossos Irmãos que nasceram na Terra de Jesus Cristo para um pouco de Paz? Não sabemos somente Deus - o Grande Arquiteto do Universo saberá.
Enquanto isso, a Maçonaria não descansa carreando conhecimento e sabedoria às famílias infelicitadas deste Brasil, buscando amenizar as desigualdades sociais, aqui e, no outro lado onde o Sol nasce.
Irmão Kaled, nada é mais enobrecedor no homem do que sua luta, pois a luta por um ideal, qualquer que seja, o faz sair da condição de um ser apenas voltado a si, e o eleva à nobre preocupação com o próximo.
Dizem que falar é prata e calar é ouro, ou seja, calar vale mais do que falar. A idéia que isso passa é que falar pode ser bom, mas calar seria sempre melhor. Será? Se for assim, acabou-se qualquer comunicação.
Neste encontro de hoje com o Irmão Kaled, nesta Sessão, diz algo parecido, porém mesmo assim diferente: diz que falar é ouro, sim, a opção mais valiosa, e, aumentar valor transformando esse ouro em obra de arte.
No entanto, repare que não se trata de qualquer falatório, todavia, do que é dito no momento certo. E como saber quando será o momento certo? Existe uma opção de recomendações a respeito na sabedoria popular, muitas delas realmente boas, como no caso em epígrafe, tecer um pequeno comentário inerente a um Maçom visitante que vem de longe é sempre bom, é algo fora de dúvida: antes do momento certo sempre haverá outro usado para pensar.
Este pode ser bem curto ou muito extenso, porém é indispensável, e, ao pensar no que pretendemos dizer, ficarmos em dúvida sobre a oportunidade, então de fato será melhor calar. Quem sabe, então, mais tarde poderá... A propósito já que essa palavra é oportuna então é ouro, porque será que o ouro é tão valioso? As razões são duas: porque não se estraga e porque é raro.
O Maçom é ouro dentro e fora da Sublime Ordem Maçônica, assim como na Sociedade, desde que esteja sempre amparado pelos os conselhos de seus irmãos e sinta a própria responsabilidade e tenha consciência de que seus pensamentos, palavra e atos estejam sustentados no juramento que fez ao ingressar na ORDEM e que há um longo caminho a percorrer, contudo, certo que no seu devido tempo alcançará a meta, que é o seu ideal maçônico.
As razões são duas: porque se estraga e porque é rara uma oportunidade como esta que estamos vivendo neste momento, visualizando um dos Ícones da Maçonaria em nosso Templo. Minhas palavras ditas em boa hora excessivas, já não valerão tanto, aí Venerável Mestre e Meus Irmãos, nota-se o destaque... A palavra “DE OURO” que manterá seu valor por muito tempo: são dessas que nos lembraremos anos depois como algo que nos ajudou.
Falar é bom, dizer algo de bom pertinente a um SER é melhor, transmitir a sabedoria do Grande Arquiteto do Universo é excelente.
Tudo tem o seu tempo, tudo tem o seu lugar! Que possa todos os Maçons brasileiros beber da inesgotável fonte de conhecimento que este Soberano Grão Mestre Honorário, guarda consigo com o maior Espírito Fraterno, que disponibiliza para nós neste lugar afastado do centro das decisões políticas, que é -Brasília-DF- e sim, no RINCÃO SETENTRIONAL, onde nós Maçons somos os Sentinelas da Pátria.
Volte outras vezes, Meu Irmão Maçom, e, em Cristo, este Templo estará sempre enfeitado com todos os Irmãos ou quase todos para recebê-lo. Estaremos de braços abertos, tal qual o Cristo Redentor abraçando seus adeptos, tanto na Selva, como nesta Cidade Maravilhosa, situada no único Estado de nossa Federação que possui uma Capital com Boa Vista. Ladeada pelo Lavrado, onde canta o Rouxinol. Onde a passarada com sua sinfonia anuncia o anoitecer, e com sinfonia idêntica toca alvorada, anunciando o amanhecer.
Ir. ‘. Manoel Norberto -33º
Mestre Instalado
Grande Secretário de Orientação Ritualística
G O E RR.
Membro Efetivo da Benf. ‘. e Resp.’ . Loj. ‘. Simb.’.
20 de Agosto nº 1.818. Oriente de Boa Vista-RR.
Pensamento originário de um
Autor desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário