sábado, 9 de julho de 2011

RECURSOS DO VENERÁVEL MESTRE DE UMA LOJA MAÇÔNICA.

O Venerável Mestre moderno dispõe da verdade dos Rituais e, da ritualística para proclamar as insondáveis riquezas de Deus, dominado pelo poder do Espírito Santo para ser testemunha tanto no Templo, como em toda Maçonaria, como um tôdo. E até aos confins da Terra.

O Venerável Mestre tem o mesmo Ritual dos Irmãos da Assembléia, sem paradoxo, só quem tem as riquezas de tudo, são as Luzes que nos iluminam na horizontal procurando sempre mostrar a verdade.

“O Venerável Mestre traz na sua mente a expressão correspondente a “persistir em”, que na origem grego, pode também ser traduzido por “preocupa com”, ou dedica-te-a.”

Qualquer destes sentidos demonstra que o dever dos Veneráveis Mestres é dedica-se ou aplicam-se a leitura para bem servir seus Irmãos.

A Bíblia, a Constituição do GOB, o Regulamento Geral da Federação, as Leis, Decretos, Atos e Resoluções da Sublime Ordem são os grandes Recursos dos Veneráveis Mestres; eles não somente deve estar à sua mão como também, em seu coração. Deve ter diligência ao estudá-los, trazendo para memória as coisas estudadas, como para satisfazer de novo a sua doçura, pois isto enriquece a compreensão das lições transmitidas aos Irmãos que estão com sede de conhecimentos. Tanto o Livro Sagrado, como a Constituição do GOB, Regulamento Geral da Federação, Leis, Decretos, Atos e Resoluções, assim como os Rituais, devem ser manualizados pelo Venerável Mestre; e de forma mais intensa pelo Representante do Ministério Público Maçônico – o Irmão Orador; eles descrevem tudo quanto lhes são indisponíveis para servir ao Grande Arquiteto do Universo, como também é de grande importância para os Irmãos carentes da Ritualística, sobre os quais Deus - O Grande Arquiteto lhe constituiu como Venerável Mestre.

Secundariamente, os Livros que versam sobre a Bíblia e Maçonaria ajudarão o Venerável Mestre a se fundamentar ainda mais em seus próprios conhecimentos de doutrina cristã, e, através da comparação com outros sistemas doutrinários, “defender os Irmãos das falsas seitas, e convencer os contradizentes.”

O Venerável Mestre que não atualiza de forma alguma não poderá defender seus Irmãos contra os perniciosos ensinamentos heréticos que surgem a todo o momento. Quando estudando e pesquisando seus conhecimentos Maçônicos irão se firmando cada vez mais e lhe darão segurança em suas afirmações.

PERSISTIR EM EXORTAR.

“O verbo exortar, na língua grega, deriva-se do substantivo Paracleto, que é o título atribuído por Jesus ao Espírito Santo, e significa, principalmente, o Consolador. Talvez neste sentido pareça estranho àqueles que consideram a exortação como compreensão ou correção com palavras duras. Todavia, nada mais é do que Persuadir com a verdade, avisar quanto ao perigo iminente, e admoestar com a sã doutrina”

APLICAR-SE AO ENSINO.

Como se pode ensinar sem que se haja aprendido? Pergunto eu? O ensino da doutrina é uma das responsabilidades mais importantes do Venerável Mestre, assim como das demais Luzes da Loja, incluindo o Mestre de Cerimônias e o Orador, que têm uma grande responsabilidade com a ritualística, a Constituição e as leis em vigor no cerne do GOB. “Pois, ela é o alimento de que se nutrem os Irmãos.

Isto não significa dizer que os demais Irmãos não estudem, pelo contrário os Irmãos devem estudar e muito para o engrandecimento da Sublime Ordem.

Ensina-nos o Grande Secretario Geral de Orientação Ritualística do Poder Central- Irmão Gouveia que o Maçom que se preza é aquele que estuda minuciosamente a lição antes de aplicá-la à sua classe, ou mesmo para si, demonstrando amplo domínio sobre o assunto, como se conhecesse o autor do livro que se habilitou a estudar.

Tal aspecto, diz-nos é evidente no livro de Atos inserido no Livro Sagrado, Obra que nos orienta como devemos desenvolver o nosso conhecimento para chegarmos a Sabedoria.

Recordemos que quando os Mestres de Israel prenderam os Apóstolos Pedro e João, e após ouvirem sua defesa, ficaram maravilhados, pois sendo indoutos, isto é, com pouco saber; ignorante, inepto e incapazes de entendimento revelaram haverem estado com Jesus e aprendido com Ele. Isto foi maravilhoso, e isso é o que queremos que ocorra nos nossos Templos para com os Irmãos que estão chegando e nos dando às mãos e abraçando.

Os Veneráveis Mestres juntamente com os Irmãos devem receber a mensagem diretamente de Deus, “amassando o Pão nos próprios joelhos e servi-lo quente para Loja,” demonstrando que o Mestre dos Mestres nunca cursou em uma faculdade, mas, na vida sempre foi Doutor, e sabia tudo ao preparar-se para ensinar ou doutrinar. E nós que aprendemos com Ele, devemos estudar a base de pesquisa cuidadosa e perseverante.

Outra verdade que devemos expressar é que muitos Mestres privam-se deste benefício, pois atribuem ao Espírito Santo à missão de alimentar a preguiça no cerne da Maçonaria, baseando-se na promessa e aguardam a mensagem na hora exata em que vão ensinar, sem o devido preparo.

Ao ensinar, deve o Mestre ou qualquer Irmão que se habilitar a lecionar preocupar-se em falar como o Mestre dos Mestres falaria se estivesse em seu lugar.

Esta verdade está expressa em Atos Cap. 20: vers.26, 27: “Portanto, no dia de hoje, fico ciente de estar convicto ou quase certo que estou limpo do sangue de todos, porque nunca deixei de anunciar o conselho do Grande Arquiteto do Universo.”

Para enfrentar os desafios modernos, os Irmãos Maçons e em Cristo precisam continuar voltados para o estudo das Escrituras Sagradas, e, também, da Constituição, Leis, Decretos, Atos e Resoluções da Sublime Ordem Maçônica, obtendo assim uma cultura adequada para “entender com simpatia a mentalidade do povo, e apresentar os ensinos da Maçonaria como orientação segura da vida.” Um momento, por favor, isto não significa dizer que eu, o Norberto, tenha essa capacidade, isto é o que ouvi falar nas casas de ensinos.

Meus Irmãos o povo não se satisfaz mais com superficialidades; ele tem fome e profundas necessidades espirituais e sede das verdades sobre o Conhecimento, e, principalmente sobre a Sabedoria, e cabe ao Venerável Mestre, assim como todos os Maçons alimentá-lo com as grandes verdades da revelação divina apresentadas na exposição das grandes Escrituras que se originaram do Poder Celestial, que vem de Deus – O Grande Arquiteto do Universo.

Boa Vista-RR, 05 de maio de 2011.

Ir. ‘. Manoel Norberto-33º

Mestre Instalado.

Grande3 Secretário de Orientação

Ritualística.

Membro Efetivo da Augusta Benfeitora e Respeitável Loja Simbólica 20 de Agosto nº 1.818.

Oriente de Boa Vista-RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário